• Auge Cultural

O Bullyng nas escolas

Atualizado: Abr 15


O Bullyng está longe de ser um problema novo nas escolas. Apenas de alguns anos para cá é que vem sendo encarado como um problema crônico. Até então, era visto como algo isolado, considerado como pequenos desentendimentos de crianças.


O Bullyng pode ser agressões físicas ou psicológicas de diversos tipos e podem deixar marcas na pessoa mesmo ao atingir a idade adulta.


Os pais devem estar atentos a mudanças no comportamento das crianças após iniciar o período escolar e durante todos os anos escolares uma vez que também há bullyng entre os adolescentes sendo principalmente mais comum entre os jovens da 5ª e 6ª série.


O papel dos profissionais da escola é muito importante, pois é muito comum de ocorrer no ambiente escolar.


Muitas escolas buscam fazer trabalhos de conscientização junto aos alunos, o que é muito bom, mas nem sempre totalmente eficaz, porque o que se busca é uma mudança de comportamento e sabemos que é muito difícil para uma pessoa mudar seu comportamento, principalmente para um adolescente.


Normalmente, para mudarmos um comportamento precisamos de algo impactante em nossas vidas, presenciarmos ou vivenciarmos algo que nos marque profundamente e nos impacte decisivamente.


Mas como fazer crianças e adolescentes viver algo que as impacte sem que, ao mesmo tempo, as confunda ou as prejudique? A solução é simples e complexa ao mesmo tempo.


Ela precisa vivenciar algo forte e real ou que pareça de fato ser real. Como promover essa experiência então? A resposta para essa questão é simples; teatro.


Uma produção teatral tem o poder de fazer o jovem vivenciar algo muito perto do real uma vez que o teatro é “ao vivo”, está de fato ocorrendo, não é um vídeo, um filme, os atores estão praticamente ao alcance de suas mãos. Portanto, o jovem tem a oportunidade de vivenciar de fato aquela situação, como se fosse real, palpável que irá marca-lo para sempre e terá o poder de mudar seu comportamento.


Sem mencionar o outro lado, ou seja, o jovem que sofre o bullyng. Ele poderá se ver na peça, ver que não, ele não está sozinho, as pessoas sabem o que ocorre com ele, sabem qual a solução e, enfim, ele irá se libertar daquilo que o faz sofrer muitas vezes calado.


No entanto, não se pode errar. Esse trabalho, a produção teatral, deve ser feito por profissionais para que não se corra o imperdoável risco de o efeito ser contrário.


Muitos pedagogos e professores se empenham em tentar produzir algo caseiro para ensinar seus alunos, mas esses profissionais por melhor que seja a intenção e por maior que seja a dedicação, não são profissionais de artes cênicas.


Muitos dizem que fazem uma “pecinha” para os alunos e ai está justamente o erro. Para que esse trabalho tenha o efeito esperado é necessário uma produção detidamente planejada em seus mínimos detalhes, por profissionais muito experientes.


Os profissionais da AUGE Cultural têm mais de vinte e cinco anos de experiência em produção teatral com vasta experiência em produções para escolas com temas os mais variados, inclusive bullyng.


Há muito em jogo; o futuro das crianças, a tranquilidade dos pais, o ambiente de trabalho para os professores e demais profissionais da escola, o nome da escola diante do mercado quando particular.


Também há de ser considerada a reputação da administração pública no caso das escolas de ensino público uma vez que, a sociedade está cada vez mais atenta a esse problema. Infelizmente, houve casos de vítimas de bullyng que chegaram ao suicídio. A sociedade não aceita mais que as secretárias de ensino fiquem alheias ao assunto.


Soluções simplórias e amadoras se mostraram ineficazes, caso contrário, o problema já teria sido sanado se não em todas, na maioria das escolas. A solução passa por um trabalho profissional competente e eficaz.


Os jovens são o futuro da nação, somos todos responsáveis por esse futuro.

#bullyngnasescolas, #teatro, #teatronaescola

0 visualização

Rua Nossa Senhora da Conceição, 152 Tel: (11) - 2364-6064 / Cel: (11)- 9.8799-8884 Jaraguá - São Paulo - SP.

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Criado por Fernando Canhero - Consultor de Marketing 11- 9.7201-1191 copywrite