• Auge Cultural

Ser criativo é fundamental para o mercado de trabalho

Atualizado: Abr 15


A cada dia, pais conscientes das mudanças no mercado de trabalho e profissional em todo o mundo, exigem das escolas que seus filhos tenham acesso a artes como, teatro, música, dança e artes visuais.


Em 2015 a criatividade era considerada a 10ª habilidade mais importante para o mercado de trabalho, desde então ela subiu para a terceira habilidade mais importante para quem busca se tornar um profissional bem sucedido.


No Fórum Econômico de Davos de 2018 o tema foi abordado e se concluiu que as artes se tornaram hoje parte fundamental da quarta revolução industrial, teatro, música, dança e artes visuais são os principais itens a serem trabalhados no currículo escolar.


Por essa razão, inúmeros países já adaptaram os seus currículos escolares para atender essa necessidade.


De acordo com relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicado em 2013, para ascender econômica e socialmente, os países devem implementar currículos educacionais que estimulem habilidades como criatividade, inovação, comunicação, tolerância, alteridade e trabalho em equipe.


Desta forma, o processo pedagógico deve obrigatoriamente contemplar Artes, conduzido por professores especialistas formados em suas áreas específicas - música, teatro, dança, artes visuais - afirma Cláudio Anjos, diretor-executivo da Fundação Iochpe.


Os Estados Unidos, por exemplo, implementaram em 2012 o Turnaround Arts, um programa de ensino de Arte em escolas públicas com baixo desempenho.

Nas escolas que participaram por três anos, houve melhora de 23% na aprendizagem de matemática, 13% em leitura, redução de 86% em problemas comportamentais e aumento da frequência dos alunos.


Mesmo que a escola tenha um profissional com formação em artes cênicas, por exemplo, para ensinar teatro, ainda assim será necessário oferecer teatro a seus alunos para que esses tenham a exata noção do que estão aprendendo.


A AUGE Cultural oferece inúmeros espetáculos teatrais infantojuvenis para as escolas que estimulam os estudantes a terem contato com a arte de forma divertida e pedagógica.


Fonte: Arte na Escola http://artenaescola.org.br/boletim/materia.php?id=77824

2 visualizações

Rua Nossa Senhora da Conceição, 152 Tel: (11) - 2364-6064 / Cel: (11)- 9.8799-8884 Jaraguá - São Paulo - SP.

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Criado por Fernando Canhero - Consultor de Marketing 11- 9.7201-1191 copywrite