• Auge Cultural

Teatro, a soma de arte com muito trabalho

Atualizado: Abr 15


Você já pensou em como se produz uma peça de teatro? Talvez você ache que tudo se limita a ter um bom texto, uma boa história ou algo assim; os atores decorarem o texto, ensaiarem e interpretar no palco em frente ao público.


Pode até não parecer, mas é algo muito mais complexo.


Antes de mais nada é necessário que alguém escreva esse texto, componha essa história que será vivida pelos atores. Se tudo nasceu de um livro, por exemplo, deverá lê-lo e adaptá-lo.


Por de traz de tudo alguém deverá produzir; quais atores, em qual teatro, o figurino, o cenário, o som, as luzes, valor para financiar o trabalho, a divulgação, quando e onde serão os ensaios e quantos serão. Como será o processo de ensaio. Qual será o tempo necessário e disponível para ensaiar e produzir.


Sem mencionar os inúmeros documentos exigidos pelo poder público e impostos a serem pagos por parte do grupo que produz a peça. E não para aqui, há muitos detalhes que tomariam muito mais linhas neste pequeno artigo.


A essa altura o caro leitor já consegue vislumbrar que o que muitas vezes vemos como uma simples peça de teatro, na verdade é o resultado de um processo trabalhoso e complexo.


Talvez seja por isso que ao final da peça aplaudimos, pois os atores estão lá, acabaram de “encarnar” o personagem em uma quase metamorfose para nos convencer e nos encantar com a arte cênica.


Sim, isso é teatro, uma magia que nasceu há mais de dois mil e quinhentos anos e que muito provavelmente nos acompanhará por mais dois mil e quinhentos anos.


Então aplausos a todos aqueles que fizeram e fazem o teatro!

0 visualização

Rua Nossa Senhora da Conceição, 152 Tel: (11) - 2364-6064 / Cel: (11)- 9.8799-8884 Jaraguá - São Paulo - SP.

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Criado por Fernando Canhero - Consultor de Marketing 11- 9.7201-1191 copywrite