• Auge Cultural

Toda empresa precisa de inteligência emocional



Realizar treinamentos de Inteligência Emocional com os colaboradores da empresa é essencial para qualquer empresa, seja qual for o porte.


Há pelo menos três décadas, grande parte das empresas passaram a considerar o curso superior como pré requisito para contratar um profissional, por conta disso a grande maioria das pessoas buscou formação superior.


No entanto, percebeu-se que ter todos ou a maior parte dos profissionais com curso superior não garantiu competitividade as empresas.


A razão para isso deve-se a formação clássica de nossa cultura; sempre se privilegiou a formação técnica em detrimento da formação emocional e comportamental.


Um profissional com alta formação acadêmica pode ser um indivíduo emocionalmente instável, pois a sua graduação e pós graduação não lhe instruiu como conhecer e dominar suas emoções.


Em um cenário competitivo como o das organizações e do mercado, o indivíduo precisa saber se relacionar, ser assertivo na comunicação, saber controlar seus impulsos gerenciando suas emoções, caso contrário poderá comprometer o equilíbrio organizacional e até mesmo comprometer os negócios.


O indivíduo que age com Inteligência Emocional agrega comportamentos que trarão muitos benefícios para ele e para a organização.

Os passos para o desenvolvimento da Inteligência Emocional:


  • Ser capaz de perceber suas emoções, ter autoconhecimento;

  • Controlar suas emoções, saber lidar com essas emoções em todas as circunstâncias;

  • Ser automotivado, valorizar suas habilidades e potenciais;

  • Ter empatia reconhecendo as emoções de outras pessoas;

  • Construir relacionamentos interpessoais, respeitar diferenças, compartilhar experiências construindo um bom relacionamento em equipe.

Desta forma o indivíduo adquire qualidades e virtudes contribuindo com inúmeros benefícios para a organização.

Benefícios da inteligência emocional

  • Gerenciar conflitos e pressões rotineiras;

  • Melhorar a sua comunicação de forma transparente e mais eficiente;

  • Eliminar desentendimentos e a competitividade destrutiva;

  • Controlar seus impulsos e direcionar as emoções;

  • Persistir diante de dificuldades e enfrentar os desafios;

  • Manter relações com profissionalismo aumentando a rede de relacionamentos;

  • Promover um ambiente de trabalho mais integrado;

  • Ter raciocínio mais aguçado sem interferência das emoções;

  • Liderar a equipe com eficiência, focado em pessoas e metas.

Apesar de muitas organizações buscarem em suas contratações identificar indivíduos com o mínimo de conhecimento de Inteligência Emocional, as pesquisas mostram que isso não vem sendo o suficiente, haja vista a famosa frase; “o profissional é contratado por seus conhecimentos técnicos, mas demitido por problemas comportamentais”.


Onde então está a falha para a falta de comportamento com Inteligência Emocional?


Como citado anteriormente, as organizações buscam profissionais com esse conhecimento, no entanto, também como citado, a Inteligência Emocional não é transmitida nos bancos escolares e nem mesmo nas graduações e, poucas empresas oferecem esse treinamento.


A consequência é óbvia, há poucos indivíduos no mercado que possuem esse conhecimento, apenas os que buscam por conta própria ou tiveram a oportunidade de serem treinados para isso em uma das poucas empresas que promovem o treinamento em Inteligência Emocional.


Dependendo da pessoa e seu histórico pessoal e profissional, ela se quer teve contato algum com a Inteligência Emocional, não tem o menor conhecimento do que se trata. Não há outra alternativa, a empresa deve oferecer ao seu colaborador o treinamento em Inteligência Emocional.


A AUGE Cultural oferece ao mercado a melhor forma de treinamento em Inteligência Emocional; Palestras Teatralizadas. De forma dinâmica, interativa e divertida, o colaborador absorve muito mais o conhecimento por ser uma técnica muito impactante de aprendizado.


Entre em contato e faça um orçamento.

0 visualização

Rua Nossa Senhora da Conceição, 152 Tel: (11) - 2364-6064 / Cel: (11)- 9.8799-8884 Jaraguá - São Paulo - SP.

  • YouTube ícone social
  • Facebook Social Icon

Criado por Fernando Canhero - Consultor de Marketing 11- 9.7201-1191 copywrite